A segunda pesquisa eleitoral divulgada pela TRIBUNA DO NORTE, em parceria com a Consult aponta Paulinho Freire (União Brasil) com 56,1% dos votos válidos, contra 43,9% de Natália Bonavides (PT). Na avaliação do diretor do instituto, Paulo de Tarso, o cenário consolida em uma liderança de Paulinho, que ultrapassa a marca de 10 pontos percentuais. Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News Natal, o estatístico ressaltou a possibilidade de flutuações, com uma tendência maior ao candidato do União Brasil.
“Podem haver flutuações sob o número de hoje, mas há uma tendência muito forte para Paulinho Freire. Claro, como se fosse o caso de Natália [Bonavides] com esse percentual (56,1%) liderando teria uma tendência muito forte para ela. Mas, no caso de hoje, quem leva essa vantagem e estaria levando, é Paulinho Freire”, avalia.
Questionado em relação a um possível cenário de reversão de votos, devido à realização do último debate entre Paulinho e Natália nesta sexta-feira (25), Paulo de Tarso não acredita que haverá impacto. Segundo o diretor da Consult, o debate entre os candidatos teria mais influência caso fosse feito em uma quinta-feira, por haver um tempo maior de repercussão entre a sexta-feira e o sábado. “(Chance) zero. Não vai ter influência nenhuma”, assegurou.
“O último debate que vai ser na sexta-feira, a veiculação de cenas só tem em uma parte do sábado. Vai ser muito pouco tempo antes da eleição para se discutir o debate da sexta-feira. Deve ter temas e discussões importantes, mas é muito mais importante se fosse na quinta-feira, aí teria uma repercussão na sexta e no sábado. Mas [em] uma sexta-feira de onze horas [da noite] ou meia noite para preparem matéria e vídeo, e veicular no sábado, é menos proveitoso do que se fosse antecipado para uma quinta-feira”, explica.
Paulo acredita que a presença de figuras políticas importantes na campanha de Natália no segundo turno, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do prefeito reeleito em Recife, João Campos (PSB), que estará em Natal nesta quinta-feira (24) para apoiar a candidata do PT, tem influência zero nos resultados das urnas. Ele explica que o crescimento de Natália nas pesquisas está relacionado à migração do percentual dos votos de brancos, nulos e indecisos, mesmo não conseguindo diminuir a diferença de 12,1% para o deputado Paulinho Freire.
“Quem conhece João Campos? Faz parte de trazer liderança, mas é mais fácil conhecer Wallyson [jogador do ABC] do que João Campos. Aquela migração que a gente tinha com 14% na pesquisa passada de brancos, nulos e indecisos, migrou mais para Natália. Aquele pessoal ali deve ter votado em Rafael Motta ou em Carlos Eduardo e migrou mais para Natália, mesmo não conseguindo diminuir o percentual de 12%”, concluiu.
A terceira pesquisa da Consult/TRIBUNA DO NORTE será divulgada neste sábado (26), às vésperas do pleito de domingo e no último dia do prazo permitido pela Justiça Eleitoral.
Assista a entrevista completa no Jornal da Manhã da Jovem Pan News Natal: